21.1.13

EB1/PE Vila de São Vicente parceiro oficial da APD

Foi com muito gosto que na sexta-feira, dia 18 de janeiro, recebemos uma equipa da Associação Portuguesa de Deficientes para o estabelecimento oficial da ligação entre esta associação e a nossa escola. O senhor presidente da APD, doutor Filipe Rebelo, fez uma apresentação à comunidade escolar sobre a campanha "Dê Uma Tampa À Indiferença" e entregou o galardão de "Parceiro Oficial". O vice-presidente da associação, João Miguel Vasconcelos, respondeu com simpatia e amabilidade às perguntas das crianças e alunos sobre a causa da sua incapacidade.

Estamos todos orgulhosos por abraçar esta causa.

15.1.13

A máquina do tempo, projecto cientifico do CEAN


 O projecto de oficina, “A máquina do tempo…” é um bom exemplo de como partindo dos valores geológicos, naturais, ambientais e humanos da aldeia e sua envolvente, podemos partir para a construção de uma aprendizagem centrada na descoberta, análise, construção de conhecimento e aplicação/retorno à comunidade de origem de produtos inovadores, criativos e cientificamente construídos.
O projecto de oficina lança-se numa viagem pelo tempo. Parte da pergunta, tantas vezes repetida por cientistas como Carl Sagan ou Stephen Hawking: Afinal… o que é o tempo?
A procura desta resposta intriga a ciência desde os seus primórdios e as suas múltiplas dimensões complica claramente uma resposta. A máquina do tempo levará as crianças a viajar ao longo da história do Universo, procurando informações e resposta sobre o mundo actual bem longe no tempo. Começamos a nossa viagem no tempo onde as rochas guardam segredos e nos contam a longa existência do planeta terra e todas as suas aventuras. A viagem ao interior da terra, o segredo dos fósseis de seres primitivos, bem como os segredos de milhões de anos de evolução irão ser explicados pelas rochas. A geologia é assim o ponto de partida, onde iremos estudar o caso geológico de Ouguela, para assim viajarmos à origem desta região. Posteriormente, vamos construir uma “verdadeira” máquina do tempo. Com ela, partindo do espaço ciência, com recurso a uma aplicação para ipad (Back in time, Landka) e alguns artefactos, viajaremos para os destinos que cada criança deseje (claro, que com a devida modéstia e respeito pelas incógnitas do próprio passado). O projecto, visa assim, partir do real envolvente e levantar voo pela história do planeta ao longo de 13,5 milhões de anos e com esse conhecimento adquirido, voltar a Ouguela e contribuir para a construção de uma aldeia para o futuro.

























Formação para professores e agentes educativos sobre empreendedorismo prossegue no CEAN


Veja em anexo a reportagem fotográfica

No dia 11 de Janeiro decorreu a segunda sessão da acção de formação em empreendedorismo com base no manual "Ter ideias para mudar o Mundo". A equipa do CEAN é a responsável pela formação aplicada neste caso a diversos agentes educativos da zona sul. Esta sessão foi promovida com base na procura dos valores dos empreendedores, onde pudemos contar diversas dinâmicas de grupo projectadas para a construção de um modelo empreendedor nos/nas formandas.

São diversos os agentes que partilham este projeto com o programa eco escolas em comum com o CEAN. Exemplo as colegas da Escola Conde Vilalva de  Évora. A rede nacional que está a trabalhar o manual é já vasta, com destaque para o trabalho em envolvimento da região do alto minho pelo IPCV, na região sul, com envolvimento da Cruz Vermelha de Évora e Lisboa, pelo Município de Évora e Campo Maior, bem como por diversas instituições escolares dispersas pela geografia nacional. Obrigado a todos por criarem esta vasta rede de boas práticas.