26.10.12

A EB1 de Loução, Venade no desafio da DECOJovem - CARTAZ DIA MUNDIAL DA POUPANÇA

A nossa escola participou no desafio CARTAZ DIA MUNDIAL DA POUPANÇA lançado pela DECOJovem com dois trabalhos que foram eleitos vencedores. Os cartazes serão divulgados e expostos no Pátio da Galé em Lisboa, no espaço da DECOJovem, nas comemorações do Dia Mundial da Poupança a 31 de outubro.

"A Família Poupadinha: Esta família quer transmitir que é no dia-a-dia que se consegue poupar. Com pequenos gestos em casa conseguimos ter boas práticas económicas, cívicas e ambientais.”

“Os poupados: estes alunos da EB1 de Loução, Venade são muito poupados e querem alertar a comunidade para a importância da poupança, sabendo desde já que estas atitudes ajudam a poupar dinheiro e também o nosso planeta.”

A EB1 de Loução, Venade e a Alimentação Saudável - Dia Internacional do Pão

A nossa escola, no âmbito do tema "Alimentação Saudável", Programa Eco-Escolas e do PNL, comemorou o dia Internacional do Pão com a leitura do livro "O Ciclo do Pão" de Cristina Quental e Maria Magalhães. Fizemos a dramatização, a ilustração, a adaptação da história e a realização deste filme.


25.10.12

VIPM no lançamento do Museu virtual da biodiversidade

A convite da Universidade de Évora o CEAN abraçou o lançamento do Museu virtual da biodiversidade. A banda VIPM esteve presente abrindo o evento com um pequeno concerto, onde não faltou o hino eco escolas.


24.10.12

PRÉMIO GERAÇÃO DEPOSITRÃO EB1 DE LOUÇÃO VENADE



A nossa escola, com a preciosa colaboração de toda a comunidade escolar venceu o concurso Geração Depositrão, na categoria de peso/aluno da zona Norte, tendo recolhido uma média de 240Kg por aluno. Parabéns a todos aqueles que tornaram possível este prémio!

20.10.12

DIA DAS BANDEIRAS VERDES 2012

No dia 10 de outubro, em Gondomar, a Escola Básica de Távora foi, mais uma vez, galardoada com a Bandeira Verde. Este galardão tem sido atribuído, à nossa escola, desde o ano letivo 2006/2007, consecutivamente. Representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido e envolvimento de toda a comunidade educativa no âmbito do projeto Eco-escolas e da implantação de uma política ambiental. Foi mais um dia de muita animação, variadíssimas atividades e muito convívio. Além de desfrutarmos de um espaço muito agradável, tivemos oportunidade de ver o que se faz nas outras escolas, de conhecermos o trabalho de várias entidades, recolhermos informação e de nos divertirmos num ambiente fantástico que é sempre o que se vive neste dia. De manhã, na cerimónia da conferência de imprensa, estivemos presentes para recebermos parte do prémio da Geração Depositrão, atividade 4 – Música e coreografia e apresentarmos essa mesma coreografia na cerimónia. Para a Escola Básica de Távora e especialmente para os alunos do 9.ºA foi uma honra o facto de sermos convidados a atuar numa cerimónia de elite e onde tivemos o privilégio de ouvir a Diretora Adjunta da DREN, Dra. Isabel Cruz, elogiar todas as escolas do país envolvidas neste projeto e nomear as escolas do norte que foram premiadas em diversos concursos no âmbito do eco-escolas. Foi sem dúvida um momento muito emocionante e inesquecível, aquele em que ouvimos o nome da nossa escola. De tarde, decorreu a cerimónia do galardão Bandeira Verde com a atuação de várias escolas e culminando num momento de euforia com a subida ao palco dos Clã, para nos presentearem com algumas músicas do seu reportório, entre elas, a famosa música Tenho Asas. No fim do espectáculo deu-se início à entrega das Bandeiras Verdes, momento aguardado por todo o grupo que, festejou entusiasticamente. A animação foi uma constante por parte dos elementos que se deslocaram a Gondomar, em representação de toda a comunidade educativa da Escola Básica de Távora. A coordenadora do eco-escolas agradece a toda a comunidade que, ao longo destes anos, se tem empenhado no desenvolvimento deste projeto, participando ativamente em todas as campanhas e ações realizadas.
A coordenadora do eco-escolas Fernanda Araújo

5.10.12

Banda VIPM do CEAN /Campo Maior na entrega de diplomas do AECM

A Banda VIPM do CEAN, esteve na festa de entrega dos diplomas do Agrupamento de Campo Maior. A entrada das bandeiras verdes das 4 escolas premiadas este ano (Centro Educativo Alice Nabeiro, EB1 da Fonte Nova, EB1/JI do Bairro Novo e Escola Secundária) foi um dos momentos altos da noite. Foi cantado entre outros exitos da Banda (originais do CEAN por Sancho Moura) o Hino Eco escolas premiado como Hino Nacional pela ABAE para 2012/2013. Obrigado a todas as crianças do CEAN e à banda pela dedicação e empenho.