14.5.12

Maré Humana










Os alunos do 8º ano do, Agrupamento de Escolas de Boliqueime, participaram no passado dia 12 de Maio na atividade Maré Humana, na praia de Quarteira. Os alunos começaram por limpar a praia, tendo convidado algumas pessoas do público a ajudar (um casal francês passou toda a manhã a apanhar beatas da praia com alguns dos alunos). Depois divertiram-se com construções na areia e com a gincana. O ponto alto da manhã ocorreu com a coreografia Asas Delta e o Cordão Humano.

A EB1 de Venade visita o camião "A Tua Energia"








  Os alunos da nossa escola tiveram o privilégio de visitar o camião "A Tua Energia", projeto promovido pela EDP, em Viana do Castelo.
  No camião (re)aprendemos pequenos gestos diários que nos ajudam a poupar energia e, consequentemente, a preservar o ambiente.
  Os professores Faísca e Energia também nos alertaram para a importância da utilização das energias renováveis.
  Foi uma atividade muito divertida e instrutiva!


11.5.12

Uma escola muito à frente...


No âmbito dos projectos Bollangue (Secção Europeia de língua francesa) e Eco-escolas, os alunos do 9ºano, do Agrupamento de Escolas de Boliqueime, realizaram no passado dia 21 de Março, no Centro Comunitário de Vale Silves, um desfile de moda.

Este projecto intitulado “Uma Escola muito à frente” contou com a presença de alunos, professores e encarregados de educação, bem como de todos os elementos da comunidade que fizeram gosto em assistir.

Foram vários os momentos de animação com que estes jovens presentearam um público acolhedor e entusiasmado que teve oportunidade de apreciar representações de grande profissionalismo levadas a cabo por alunos do 3º ciclo do ensino básico.

Momento alto do evento, o desfile de moda, no qual foram mostradas ideias, conceitos e inspirações que nada devem aos especialistas de renome na matéria e que primam pela criatividade dos seus autores.






Para além de todos os objetivos que estiveram na base da realização desta iniciativa, ela sensibilizou, sem dúvida, os assistentes para a promoção de atitudes e alteração de comportamentos no recurso à reciclagem de materiais, tendo em vista a criação de uma consciência ecológica e o consequente benefício ambiental, económico e social.

A EB1 de Venade na MISSÃO UP 2012

10.5.12

Participação do Agrupamento de Escolas Coura e Minho na III edição do Concurso Nacional Kit do Mar


A EB2,3/S de Caminha e a EB1 de Venade participaram novamente no Concurso Nacional Kit do Mar que se realizou em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento.

Os posters apresentados



Apresentação do trabalho da EB1 de Venade, "Um mar de emoções"


A EB1 de Venade venceu o 3.º prémio.

Estamos de parabéns e agradecemos a colaboração de todos que tornaram possível esta experiência!

9.5.12

Oficina de criação de pontes de esparguete foi um sucesso

Após a nossa deslocação à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre onde participámos numa oficina de criação e teste de Pontes de esparguete, foi agora tempo de durante a nossa semana da ciência criarmos a nossa oficina. Foi o ultimo dia da semana da ciência e foi realmente divertido. Criámos uma ponte onde as crianças participaram ativamente e no final realizámos um teste de resistência que se revelou um sucesso. Pensar matematicamente a construção, idealizar a sua estética e começar a criar as partes e colagem, foi realmente um desafio. Obrigado aos alunos e professor do curso de Engenharia Civil da ESTG pela partilha do conhecimento.

Nuno Delgado visita o CEAN em Campo Maior

Foi com muito agrado que recebemos um dos maiores atletas nacionais, neste caso, Nuno Delgado, campeão de Judo. O seu percurso desportivo e pessoal é um exemplo para os jovens. Atualmente possui uma escola de Judo onde promove valores sociais e culturais associados à prática do Judo. A sua visita inspirou as crianças presentes e adultos e proporcionou especial motivação aos judocas de Campo Maior que frequentam o CEAN.

8.5.12

Por um mundo melhor...



A comunidade escolar está unida por um melhor futuro...
Envia-nos o teu contributo para ecovalsassina@hotmail.com

Dia Mundial da Água

No dia 22 de Março, o Agrupamento de Escolas de Boliqueime comemorou o Dia Mundial da Água. Foi pedido a toda a comunidade educativa para nesse dia vestirem uma camisola/t-shirt azul. Ao longo de várias semanas os alunos do 8º Ano prepararam 800 "gotas de água", feitas de cartão de caixas de cereais, pintadas de azul e cada uma portadora de uma dica de poupança de água.




Nesse dia, pelas 10.30 h tocou o alarme de incêndio, pelo que toda a comunidade educativa se dirigiu para o exterior da escola, onde foi surpreendida por uma dança efetuada pelas alunas de dança. Após esse momento foram distribuídas as 800 gotas de água e feito um discurso pelos alunos do 8º Ano sobre a importância de poupar água. Para terminar toda a comunidade educativa dançou em simultâneo, erguendo as suas gotas de água...

5.5.12

Boliqueime já recolheu muito papel...



O Agrupamento de Escolas de Boliqueime aderiu à campanha Papel por Alimentos e desde o passado mês de Dezembro que já recolhemos muito papel. No final de cada mês, o Centro Comunitário de Vale Silves vem à nossa escola recolher o papel e depois faz a entrega no Banco Alimentar. A recolha de papel é feita no átrio da nossa escola e toda a comunidade tem aderido. Temos sempre muitos sacos de papel... Obrigada a todos!

3.5.12

Dia da Geologia com visita do Professor Galopim de Carvalho ao CEAN

Com a visita do Professor Galopim de Carvalho a nossa semana da ciência ficou mais rica e divertida. Apresentámos um conto do livro Dona Terra escrito pelo professor e dramatizado pelas nossas crianças e fomos presentados com uma magnifica apresentação pelo professor sobre os dinossaurios e a sua extinção ou não? bem como uma experiência que transportou as crianças e adultos presentes até ao ambiente do tempo dos dinossaurios. Uma diversão e entusiasmo contagiante. Foi uma jornada divertida onde contámos com a visita de alunos da Escola Secundária com a Professora Elza a quem muito agradecemos a sua participação.

A EB1 DE VENADE E O PROJETO GREEN CORK

2.5.12

Semana da Ciência do CEAN_ Ciência de Ontem, hoje e amanhã

Com o tema Ciência de hoje, ontem e amanhã, a semana das ciências decorre no Centro Educativo Alice Nabeiro em Campo Maior. Muitas são as actividades e o ECO ESCOLAS tabém faz parte destas magnificas jornadas. Momentos TEDSCIENCE, onde as crianças apresentam os seus projetos científicos aos visitantes, tertúlias com convidados como o Professor Galopim de Carvalho, onde iremos recriar histórias sobre a evolução ( REPRESENTAÇÃO PELAS CRIANÇAS DOS CONTOS DA DONA TERRA), caminhadas sobre a biodiversidade em Ouguela e caminhadas com as estrelas são exemplos diversos do que acontece no CEAN de 30 de Abril a 4 de Maio. Temos ainda a decorrer uma feira da ciência onde as crianças podem adquirir materias científicos da empresa nacional Science4you.